quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Viagem Estudo 5º ano - Curitiba

No dia 28 de setembro os alunos do 5º ano A, com as professoras Claudia e Meriane, a supervisora Marilisa e algumas mães participaram da viagem estudo para Curitiba. Chegando lá  visitamos primeiro o Parque das Ciências, onde aprendemos interativamente vários conceitos importantes para a evolução do mundo, depois fomos ao Museu Egípcio,  vimos uma múmia e muitos objetos que monstra a cultura egípcia, também conhecemos o Bosque do Alemão que passeamos pelas trilhas de João e Maria e por último fizemos uma adorável  visita ao Jardim Botânico e conhecemos o Palácio de Vidro. Nesta viagem foi nítida a importância de vivenciarmos as aprendizagens de sala de aula, e  ampliar os conhecimentos, também os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a capital do estado do Paraná - Curitiba.
 Chegando em Joinville ficou o gostinho de quero mais!!!!


Rádio do 5º ano - Notícia do desaparecimento do menino Carlinhos da Lenda Urbana O velho do saco

O 5º ano estuda as Lendas Urbanas. 
A professora Claudia escolheu a Lenda do Velho do saco para trabalhar interpretação, reescrita em dupla, desenho de como imaginam ser o Velho do Saco e os alunos tiveram que criar uma rádio e anunciar o desaparecimento do menino Carlinhos, que supostamente foi pego pelo Velho do Saco. Assim eles tinham que passar algumas informações da Lenda para que os ouvintes da radio conseguissem ajudar através dessas informações. 
Os alunos gostaram muito dessa atividade,o que torna a aprendizagem cada vez mais significativa e o mais importante, engloba várias áreas do conhecimento.



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ouvir histórias é muito bom!!!

A convite da bibliotecária de nossa escola, Elisete Teresinha de Borba, que trabalha na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, veio contar algumas histórias para nossos alunos na semana da criança. 
É sempre bom ouvir histórias contadas por pessoas diferentes do nosso dia-a-dia. As 
crianças ficaram encantadas.

Obrigada Elisete por este momento!!!







sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Semana das crianças e dia do professor

Na semana das crianças os alunos do Bernardo Tank puderam fazer algumas atividades diferenciadas, como pintura no rosto e oficina de balões, confecção de pipas e outros brinquedos. 


Na quinta-feira, dia 10, os professores e alunos foram homenageados. Para os professores lindas mensagens e uma canção de Djavan tocada no saxofone pelo professor Darlan. 
Para os alunos uma bela  história contada pela professora Vanderlene interpretando o livrinho Falante, já conhecido das crianças.



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Parts of the house!!!



  
A professora Joseane de Inglês trabalhou 
as "parts of the house", a proposta 
foi que os alunos do 5º ano escolhessem 
uma parte da casa para recriar em uma
 caixa de sapatos. 

O resultado ficou great!



Pipa - Vamos Voar...

Na semana da criança a turma do 5º ano A,  da professora Claudia, confeccionou pipas com os alunos, com o objetivo de ressuscitar uma atividade que, devido à tecnologia, vem se extinguindo, mas que foi determinante para o avanço da humanidade. A atividade envolveu várias áreas do conhecimento como geometria e medidas de grandeza. Além de ser lúdico confeccionar pipas na sala de aula torna o aprendizado   algo significativo para os alunos .



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Teatro: Trânsito não é palhaçada.


Hoje, dia 08 de outubro, o ITTRAN  (Instituito de Trânsito e Transporte) está apresentanto um peça de teatro: Trânsito não é palhaçada, com o professor Marcelo Dalla Vechia e o agente Demaria. A história é contada pelo palhaço Polenta que mostra de maneira alegre e divertida  alguns cuidados que devemos ter em relação ao trânsito. O teatro é a integração das atividades Educação no Trânsito com a Semana das Crianças.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Concurso de redação do Aniversário do bairro Vila Nova

Nossa aluna, Thais Pellens Trapp, participou do concurso de redação que envolvia os 5ºs anos das escolas do bairro Vila Nova, com o tema "As belezas do Vila Nova". Esse concurso foi promovido em comemoração ao aniversário do bairro e Thais ganhou em 2º lugar.

Gostaríamos de parabenizá-la pela dedicação!!!



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Semana do Trânsito envolve todas as turmas

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro conforme artigo 326 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Diariamente ouvimos falar de trânsito, leis, pedestres, automóveis, no entanto as pessoas estão cada vez menos cumprindo as regras. Portanto devemos enfatizar a importância de cumprir tais regras e fazer com que  toda a comunidade escolar se envolva nessas questões. Nunca é demais conversar sobre o que é correto, o que é errado e o que as pessoas estão fazendo.
Todas as turmas da escola conversaram sobre o tema. O 5º ano pintou em um espaço da escola uma pista representando as ruas com faixa de pedestres e canteiros. As demais turmas ficaram responsáveis por construir os semáforos, as placas e os veículos. Todos puderam simular caminhadas, travessias nas faixas e fazer de conta que eram automóveis, pedestres e até semáforos. Quando a aprendizagem acontece no concreto se torna significativa para as crianças. 

Fica um site como sugestão para conhecer melhor as questões do trânsito: 

 


Passeio no Sitio Vó Bia - Vencedores da Gincana da Festa Julina

          O 4º ano da professora Zélia e o 3º ano da professora Rosiclei se empenharam e venceram a gincana de Festa Julina. Como prêmio eles passaram um período no Sítio Vó Bia. É um lugar onde a natureza é maravilhosa e encantadora. 
        Fomos recepcionados por Dona Miriam e Sr. marcelo, onde as crianças fizeram recreação e conversaram um pouco sobre a Mata Atlântica. Fizeram uma trilha ecológica  onde no final se depararam com uma imensa árvore que é necessário20 pessoas para conseguir abraçá-la. As crianças se divertiram muito. Conheça melhor o Sítio acessando o endereço http://www.sitiovobia.com.br/4.0/.

Entrega da Mala Encantada para o 2º ano A

           No dia 1 de outubro o 3º ano A, da professora Rosiclei, fez a finalização do projeto de leitura Mala Encantada na presença de alguns pais e alunos. A turma preparou uma dramatização da história Tico e os lobos maus de Valeri Gorbachev e as professoras Rosiclei e Gisane (Sala Informática Pedagógica) contaram a história Chiquinha, a  mexeriqueira de Xique-xique, de Ruth Rocha. 
           Quando a criança é estimulada à leitura desde cedo, ela se torna muito mais preparada para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro de nossos pequenos cidadãos.
            Ao final o 2º ano recebeu a Mala para se encantar com as histórias que viajam ali dentro.





segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto Alimentação Saudável - 1ºs anos Professora Alverita

          Os 1ºs anos da Professora Alverita participam do Projeto Alimentação Saudável e apresentaram para os demais alunos da escola  o que aprenderam no decorrer deste ano. Foram momentos de significativas aprendizagens onde o conhecimento foi passado de forma lúdica e prazerosa. 
         Na culminância desse projeto eles mostraram o que já sabem sobre a Pirâmide Alimentar e cantaram uma linda musica que ensina a todos o que comer nas refeições sem esquecer de lavar as mãos e escovar os dentes. Clique aqui para ouvir a música. 
         No final da culminância os alunos dos 1ºs anos serviram sucos naturais para todas as crianças e funcionários da escola.
         Num segundo momento, a convite da professora Alverita, os nutricionistas estagiários da Ielusc (Jasmine Priscila Bogo, Laffim Temotio e Natalia Knoll Scatone) vieram em nossa escola falar um pouco mais sobre a alimentação saudável e fizeram uma divertida apresentação com fantoches, onde a cenourinha falava para o chicletinho o que devemos comer para ter uma alimentação equilibrada.