quarta-feira, 28 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA!!!


Nossa Escola tem grande preocupação com as questões ambientais e tudo ao que se relaciona a preservação do meio ambiente. Anualmente os educadores desenvolvem projetos incorporados ao programa de ensino.
A turma do 5º ano "A" está responsável pelo projeto Água. Esta prática envolve não apenas aos alunos mas  também direção, funcionários e a comunidade escolar.
No início de março, a professora Claudia Cristiane, regente do 5º ano "A", fez a apresentação do projeto à turma. Aulas de estudos referente ao tema foram planejadas e desenvolvidas.
Em sala, a professora inicia com a pergunta: "Quanto você gasta de água por dia no banho?", surgiram diversas respostas, de tarefa os alunos tiveram o compromisso de anotarem o tempo que levam para tomar banho e também de cada membro de sua família. Em outro momento, na sala informatizada os alunos trabalharam no site http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/01/07/ult4476u36.jhtm , onde calcularam o consumo de água durante o banho diário de sua família, em seguida representaram os dados obtidos em tabelas e gráficos (planilha eletrônica). Analisando os resultados  a turma montou uma "Trilha da Água", que proporcionou aos alunos o conhecimento através da ludicidade. Na montagem da trilha os alunos desenvolveram  conteúdos do programa de ensino.
Na semana em que comemorou-se o "Dia Mundial da Água", os alunos  apresentaram e jogaram  a trilha durante o recreio, podendo assim interagir  com os demais alunos da escola.
No dia 23 de março,  data escolhida para a homenagem do "Dia Mundial da Água" os alunos do 5º ano apresentaram a dramatização "A lenda da concha d'água". Além da apresentação também tivemos a visita da Unidade Móvel da Companhia Águas de Joinville que atendeu  alunos e comunidade.





Nenhum comentário: