terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra

A matriz curricular contempla o tema Afrodescendência, e a professora Silvana (Educação Física), confeccionou com os alunos do 5º ano A as bonecas Abayomis, bonecas de pano, de formas e tamanhos variados de confecção simples, sem utilizar cola e costura, feitas com amarras.
A origem das abayomis veio em viagens para o Brasil em direção a escravidão, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam Abayomis 
para as crianças bricarem.E já aqui como escravo, reuniam-se todos os dias nas senzalas e confeccionavam as bonecas pedindo prosperidade e proteção às crianças. 




Um comentário:

Anônimo disse...

Professora Silvana,são estes momentos que fazem o aprendizado acontecer. Observando a construção do trabalho é possível perceber o empenho,a dedicação e a satisfação dos alunos do 5ºAno.
Acredito que deva ter saído realizada e muito feliz desta aula e os alunos com conhecimentos que não se "perderão" através dos tempos.
Parabéns!
Supervisora Marilisa Roos